Responsabilidade Técnica, Perícia e Química Forense

Responsabilidade Técnica

Palestrante: Maria José Marques - UFMG/CRQ-MG

zeze nova

Bacharel, Licenciada e Mestre pela UFMG e Doutora pela Université Joseph Fourrier - França) em Química. Diplome dEtude Approfondie en Electrochimie pelo Institute National Polytechnique de Grenoble- França. Cursos de Especialização de curta duração em: Projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo CPMDL- CNI/FIEMG; Fundamentos, conceitos e Metodologia de Produção Mais Limpa (MMA/GTZ); Produção Industrial Sustentável (7ªEcolatina); Ecodesign (7ª Ecolatina); Gestão de Projetos Ambientais (7ªEcolatina) outros. Professora Adjunto (Aposentada e Substitutra) na Graduação e Pós Graduação do DQ/ICEx/UFMG. Professora da Faculdade de Engenharia de MG - FEAMIG (Graduação e Pós-Graduação)  Professora PUC-Minas (desde 2014). Coordenadora de Curso Técnico e de Estágio do CETEP-Betim / CEFET- MG. do Setor de Química Analítica do DQ/ICEx/UFMG. Coordenadora por vários anos do Curso Química Analítica do DQ/ICEx/UFMG. Membro da Comissão Organizadora da Implantação do Fórum Mineiro de Produção Mais Limpa Ministério do Meio Ambiente /GTZ /FIEMG /FEAM 2006. Membro permanente do Fórum Mineiro de Produção Mais Limpa. Representação na Câmara de Política Ambiental Conselho Estatal de Política Ambiental CPA / COPAM (2002/2004). Conselheira, do Fórum de P + L e Consumo Consciente no Conselho Estadual de Política Ambiental- COPAM (2008). Tesoureira e Secretária da Sociedade Brasileira de Química-SBQ/MG por vários mandatos. Conselheira do Conselho Regional de Química-MG (desde 2004). Consultora e Avaliadora de Trabalhos Inscritos em Congressos/ Encontros/ Semanas de IC. Coordenação/Organização de 30 Congressos/ Simpósios/ Encontros/Eventos etc. Participação em mais de 100 Bancas Examinadoras (Doutorado, Mestrado, TCC, Exame de Qualificação, Concursos etc.). Orientações e Co-orientações (Doutorado/Mestrado/IC/TCC/ Estágios Curriculares etc.) superior a 80. Membro da CE P2R2 Minas (desde 06/2012). Participação e Apresentação de Trabalhos em Congressos/Simpósios/outros( nacionais e internacionais) superior a 60. Diversos trabalhos publicados (Internacional e Nacional). Elaboração / Coordenação / Execução de Projetos de Pesquisa com Captação de Recursos Financeiros (CNPq/ FINEP/ FAPEMIG/ PADCT/ PRPq UFMG/ FEAMIG).

Resumo da palestra:

O tema Responsabilidade Técnica – RT sempre despertou muito interesse nos estudantes e profissionais da Química. Contudo, o rol de dúvidas é enorme, não apenas por parte daqueles que desejam ser RT, como também dos que já o são e até mesmo das próprias empresas contratantes. Muitos profissionais assumem a RT sem possuir o conhecimento necessário sobre questões básicas como por exemplo, sua abrangência, as implicações legais da função e a ética profissional. Para uma boa atuação do profissional no exercício da função de Responsabilidade Técnica dois aspectos são fundamentais: o conhecimento abrangente da legislação específica na área da Química e áreas correlatas e o exercício permanente da ética profissional. É importante ressaltar que a Responsabilidade Técnica não corresponde a um cargo, mas sim a uma função que, por sua vez, é condicionada à natureza da formação do profissional como: Químico, Engenheiro Químico, Engenheiro Metalúrgico, Tecnólogo de Alimento, enfim, todas as modalidades que compõem a relação de Profissionais da Química legalmente habilitados.Nesse Painel serão tratados, além desses aspectos, outros como a abrangência da Responsabilidade Técnica, como efetuar a indicação do RT e deveres do Responsável Técnico.

 

A Química e a Perícia criminal

Palestrante: Washington Xavier de Paula

Graduação – Engenharia Química
Doutorado – Química Bioinorgânica
Pós-Doutorado - Química Bioinorgânica
Perito Criminal da Polícia Civil desde 2001
Foi Chefe da Seção de Química Legal por sete anos, Chefe da Divisão de Perícias Especializadas por dois anos, Chefe da Divisão de Perícias do Interior do Estado por dois anos, Chefe da Divisão de Laboratório do Instituto de Criminalística por dois anos e atualmente atua como Assessor Técnico da Superintendência de Polícia Técnico Científica.

Resumo da palestra:

- Perícia Criminal
- Noções de Criminalística
- Exames periciais em locais de crime
- Exames laboratoriais
- Química Forense - aspectos gerais

Loading...
Loading...